Coisas do Japão - Maneki Neko - Gato Acenando

Yoo' Pessoas \ô/


Aloha Família. Cachecol aqui nessa tarde ensolarada e bem quente trazendo um post novo pro blog e hoje como é Coisas do Japão quero trazer algo que achei que já tinha falado porém nunca nem comentei aqui, então me sinto obrigado a falar sobre isso, sobre o Maneki Neko que traduzindo ao pé da letra seria Gato Acenando, porém no japão está mais pra Gato da Sorte. 

Tenho certeza que vocês assistindo algum anime ou em algumas lojas, filmes, bom em qual quer lugar vocês já devem ter visto um gato sentado com uma pata levantada né? mas ai vem a duvida o que são eles? bom eles são Maneki Neko são gatos da sorte que tem um significado muito grande pros japoneses. A raça desse gato é Bobtail que é uma raça bem antiga e considera a única nativa do Japão, pros japoneses esse talismã atrai além de muita sorte, proteção, prosperidade, felicidade e saúde, e é usado bastante em frentes de restaurantes ou lojas e até do lado de uma caixa registradora com o objetivo de atrair a clientela. Uma característica que faz essa raça ser única é a calda que é bem curta, cujo o comprimento mede  mais ou menos de 10 a 12 cm. O Maneki Neko em grande parte sempre é branco e também é o mais popular porém tem variações de cores e cada um tem um significado especial. 

Maneki Neko Branco: Traz sorte e felicidade.
Maneki Neko Preto: Afasta os maus espíritos e protege de doenças
Maneki Neko Dourado: Traz riqueza e prosperidade
Maneki Neko Prateado: Traz saúde e longevidade
Maneki Neko Rosa: Sucesso no amor e nos negócios
Maneki Neko Verde: Traz sucesso acadêmico e profissional
Maneki Neko Amarelo: Traz boas amizades e relacionamentos
Maneki Neko Vermelho: Protege contra os espíritos malignos e doenças
Maneki Neko Azul: Ajuda a realizar os sonhos. 

Algumas informações interessantes do Manekineko: sabe aquela coleira vermelha com um sino que ele tem, é de costumes do período Edo, quando o gato era um animal de estimação dos aristocratas. As damas da corte agradavam seus gatos, colocando-lhes coleiras vermelhas feitas de chirimen um tecido caro da época com um pequeno sino. Alguns Manekineko seguram um koban uma modera de ouro do período Edo porém cada koban verdadeiro vale apenas um ryo, e o koban que os Manekinekos seguravam representava dez milhões de ryo, fazendo assim eles serem um talismã que atrai sorte e fortuna.

Existe até um dia especial pro Maneki Neko, que é o dia 29 de Setembro, a data foi escolhida pela Associação de Turismo de Seto, cidade localizada na Provínci de Aichi, nesta data também acontece o Maneki Neko Matsuri. Durante o festival, centenas de Maneki Neko são espalhados por toda cidade e as crianças assim como adultos percorrem as ruas com os rotos pintados ou usando mascaras de Maneki Neko assim atraindo sorte, felicidade e riquezas pra si. Queria tanto participar dessa festa ç.ç ou que no Brasil tivesse algo assim. 

Então isso é tudo pessoal.
Fonte: Japão em Foco
Obrigado por esta no meu blog.
E pra você que esta lendo esse post, sinta-se abraçado pelo Cachecol :3

Comentários

  1. Yoo o/
    Eu já sabia algumas coisas sobre esse assunto, outras fiquei sabendo agora, como o dia especial. Se puder me dar um de cada cor eu agradeço u.u

    ResponderExcluir

Postar um comentário